As moscas são insetos alados perigosos para a saúde
Quem gosta de conviver com insetos voadores incômodos como as moscas? Elas passeiam não apenas em áreas residenciais e comerciais, mas também em locais sujos como lixeiras, bueiros, matéria orgânica em decomposição e em qualquer detrito. Com isso, carregam em seus corpos agentes patógenos que provocam doenças gastrointestinais.
As moscas possuem hábitos diurnos. Os locais em que os insetos pousam podem apresentar manchas escuras e claras, pois eles depositam excrementos e saliva sobre o alimento. As moscas são atraídas por locais quentes e alimentos expostos.
Elas têm uma cabeça móvel, com um par de grandes olhos compostos e bucais projetados para perfuração e sucção de alimentos. Usam apenas um único par de asas para voar. São insetos de considerável importância ecológica e humana pois são polinizadores naturais.
Aves, morcegos, sapos, lagartos, libélulas e aranhas estão entre os predadores das moscas. A mosca doméstica é a espécie mais comum encontrada em ambientes intradomiciliares. Ela convive facilmente com pessoas e a tendência é coabitar locais comuns, possuindo uma vida sinantrópica. As moscas não são insetos sociais.
Ciclo de vida das moscas
O ciclo de desenvolvimento das moscas passa por 4 fases: ovo, larva, pupa e adulto. O inseto deposita cerca de 2.000 ovos durante a sua vida, que dura cerca de 30 dias. Após a ovulação, os ovos são depositados. Eles possuem cor branca e cerca de 1,2 mm de comprimento. Após 1 dia, as larvas saem dos ovos.
Os ovos são depositados sempre próximos dos nutrientes, como material orgânica em decomposição, por exemplo, para alimentar as larvas. Depois os insetos passam pela fase de pupa e em poucos dias estão prontos para se tornarem adultos, vivendo cerca de 2 semanas.